domingo, 20 de maio de 2012

A Deliciosa História do Android

Android 1.0 Apple Pie (Torta de maçã)


       O Android 1.0 Apple Pie foi lançado em 23 de setembro de 2008, no HTC G1. A interface era básicos e não tinha muitas funções. Faltou suporte para a câmera, para novas versões de Bluetooth , flash e suporte HTML. Mas inclui Market e widgets.


Android 1.1 Banana Bread (Pão de Banana)



       A nova versão do Android 1.1 foi lançado em 9 de fevereiro de 2009 com algumas melhorias.


Android 1.5 Cupcake (Bolinhos de forma)



       Já em 04 de abril de 2009, uma outra versão do Android  a 1.5 denominado como Cupcake foi lançada, a nova versão inclui suporte estendido para Bluetooth A2DP, teclado via soft com previsões de texto e também lhe permitia assistir a vídeos.


Android 1.6 Donut (Rosquinha)



       Logo o Google veio com outra versão, em 29 de setembro de 2009 e denominou-lhe Donut. Esta versão inclui por sua vez, recurso de navegação e gestos. A versão também inclui um suporte para tamanho da tela de 800x400 WVGA. Incluindo também suporte para Flash Lite 4 em alguns dispositivos selecionados.


Android 2.0/2.1  Eclair (Bomba de Chocolate)





       Esta é a versão mais famosa e variada do Android no mercado. O Android Eclair 2.0 foi lançado no dia 26 de outubro 2009. Muitas das características foram adicionadas; incluindo suporte para HTML, Bluetooth 2.1 e teve sua interface de usuário aprimorada. Ele também contém recursos como zoom digital, live wallpaper e suporte do Microsoft Exchange. Outra versão, a 2.1, com o mesmo nome apareceu em 12 de janeiro de 2010, com nenhuma mudança significativa.


Android 2.2  Froyo "Frozen Yogurt" (Sorvete de Iogurte)


       Outra versão do Android, a 2.2 "Froyo" surgiu em 20 de Maio de 2010. Esta característica mudou a maneira mundo vê um dispositivo Android. Muitas mudanças espetaculares foram adicionadas, como melhoria de velocidade, tethering USB, GIFs animados, permitir instalar aplicativos na memória externa. Ele também incluia suporte para Flash 10.1.


Android 2.3 Gingerbread ("Pão" ou melhor... Biscoito de Gengibre)



       Em 06 de dezembro de 2010, o Google surgiu com outra versão do Android, Android 2.3 e nomeou-a como gingerbread. Esta pode ser considerada como uma das versões mais versatéis  dos androids. O suporte o tamanho da tela foi aumentado para 1366 × 768 WXGA. Muitos outros recursos e apoios foram adicionados a esta versão. A interface do usuário foi atualizada e melhorada. A versão também mostrou capacidade de reprodução de vídeo no formato WebM. Esta versão também adicionou recursos de redes sociais. As opções de copiar/colar foram melhoradas. Suporte nativo às chamadas VoIP e vídeo foram adicionados.

       Mais uma vez o Google lançou outra versão do pão de gengibre que foi a android 2.3.3 em 9 de fevereiro de 2011. Esta versão inclui uma actualização de API NFC que melhorou a comunicação Peer to Peer. Em 10 de maio 2011 o Google lançou outra versão do seu sistema operacional Android com gingerbread 2.3.4. Este sistema operacional incluía API aberta e também permitia que os usuários fizessem chamadas de voz ou vídeo usando seu ID Gtalk. Outra versão do gingerbread logo foi lançada, o Android 2.3.5 em 25 de julho de 2011. Ele incluiu suporte de rede aprimorada para as redes 4G. Foi adicionado melhorias nas aplicações do Gmail.

       Outras versões, Android 2.3.6 e 2.3.7 foram liberadas, com atualização da busca por voz e também ao suporte ao Google Wallet do Nexus.


Android 3.0 Honeycomb (Favo de Mel)



       Em 22 de fevereiro de 2011 o Google veio com outra versão do sistema operacional Android, o Android 3.0 e chamaram-lhe de favo de mel. Esta versão inclui suporte para múltiplos núcleos. Esta era ideal para smartphones e tablets que rodam em processadores multi core. Esta versão foi basicamente lançada para Tablet. Ela tem a melhor interface para suporte tablet. A interface de usuário 3D foi atualizada. A versão também contém uma opção para o suporte do Google Chat com vídeo. O Google eBook Reader também foi adicionado. O Google também adicionou a navegação privada.

       Em 10 de Maio de 2011 uma outra versão do favo de mel saiu (Android 3.1). Esta versão testemunhou a interface de usuário aprimorada. USB host integrado, esta versão também permite ao usuário redimensionar os widgets da tela inicial. Suportes para dispositivos externos como mouse, joysticks, etc. foram adicionados. Notificações MTP  e API RTP  foram adicionados para melhorar a qualidade de áudio.

       5 de Julho de 2011, um outro sistema operacional Android veio no mercado chamado Android 3,2 favo de mel. À esta versão foi adicionada mais flexibilidade. Agora com suporte para uma vasta gama de Tablets. Exibição de compatibilidade foi adicionado; forneceu recursos de zoom para aplicações de tamanho fixo. Esta versão também foi adicionada suporte para micro SD. Agora, foi possível sincronizar a mídia do micro SD.

       Android 3.2.1 foi lançado em 20 de setembro de 2011, esta versão foi adicionada com Android Market e foi adicionado recursos de atualização automática. Atualizações foram feitas para o Google eBook também. A rede Wi-Fi foi melhorada e uma previsão automática para a língua chinesa também foi adicionada.

       O Android 3.2.2 apareceu no dia 30 de setembro de 2011. Nenhuma mudança importante foi feita nesta versão. Essa só veio para corrigir simples bugs.


Android 4.0 Ice Cream Sandwich (Sanduíche de Sorvete)



       No dia 19 de outubro de 2011, o Google lançou a versão muito esperada do sistema operacional Android. O Android 4.0.1 foi nomeado como Ice Cream Sandwich. À nova versão foi adicionado muitos recursos. O mais importante poderia ser o reconhecimento de rosto. Agora, é possível adicionar bloqueio por rosto ao seu aparelho. A interface do usuário foi autorizada a usar a aceleração de hardware para uma resposta mais rápida. O sistema de reconhecimento de voz foi melhorado, a digitação por voz foi facilitada. Multi-separador foi aprimorado no navegador web. Agora, você pode abrir até 16 guia no mesmo navegador. Outra melhoria notável foi o app Android Bean, o que permitiu a transferência de dados através de NFC. Widgets também são redimensionáveis.

       Em 28 de novembro do mesmo ano, o Android 4.0.2 foi introduzido. Continha principalmente pequenas correções, sem muita melhora.

       Outra versão foi lançada no dia 16 de dezembro de 2011, o Android 4.0.3. Social Strean foi adicionado. Isto permite os usuários obterem as atualizações de seus contatos de vários sites de redes sociais. Resolução de vídeo QVGA foi adicionada e a estabilização de vídeo foi introduzida. O Calendário previsto também foi adicionado a esta versão.


EM EDIÇÃO...







3 comentários:

  1. Na verdade,o Donut foi o 1.6.Oficialmente,as duas primeiras versões não receberam nome,mas é bem interessante chamá-los assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica, acabei errando na digitação, foi 1.6 mesmo! :)

      Excluir
  2. Este foi o site que, para mim, melhor contou a historia do Android. Muito bacana!

    ResponderExcluir